O estado de exceção permanente no Brasil contemporâneo: estudos sobre justiça, segurança pública e violência

Título: O estado de exceção permanente no Brasil contemporâneo: estudos sobre justiça, segurança pública e violência

Autores: Carlos Henrique Aguiar Serra; Luís Antônio Francisco de Souza e Raphael Guazzelli Valerio

Resumo: Titular de uma longa história de violência social e terrorismo estatal, o Brasil tem vivido recentemente os efeitos de uma encruzilhada de indecisão política, dividindo-se, como projeto de país, entre a racionalidade iluminista e o obscurantismo conservador. Os estudos aqui reunidos, perfazendo diferentes caminhos da pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, abordam o impacto desse estado de coisas através de um prisma-chave: as temáticas da justiça, da segurança e da violência. Um conceito – o estado de exceção – serve aqui, capítulo a capítulo, ao propósito de evidenciar correlações de outro modo ocultas entre a violência policial sistêmica; o urbanismo excludente; a territorialização do crime, da ordem e da desordem; o encarceramento em massa; e a gestão securitizada da vida urbana – são colaborações que tomam como motor questões de gênero, raça e classe social, além do compromisso compartilhado de, por meio da pesquisa e da reflexão, apontar os perigos do processo de normalização do estado de exceção no Brasil. É dessa forma que os nomes seminais de Hannah Arendt e Primo Levi, por exemplo, convivem nessas páginas não apenas com o caso Eichmann, mas com temas como a reforma policial no Brasil; a criminalização de jovens negros no contexto da segurança pública; o difícil limiar entre dependência, confinamento e resistência vivido por mulheres na Cracolândia; ou a musicalidade do hip-hop como forma de resistência.

Palavras-chave: Brasil; estado de exceção; historiografia; violência; aspectos sociais; segurança pública; controle social, segregação; justiça

Editora: Editora UFPE

Ano: 2024

Link da publicação: https://editora.ufpe.br/books/catalog/book/962

Como citar:

SERRA, C. H. A.; SOUZA, L. A. F. DE ; VALERIO, R. G. O estado de exceção permanente no Brasil contemporâneo: estudos sobre justiça, segurança pública e violência. Recife: Editora UFPE, 2024.

Pular para o conteúdo