Título: Comunidade Gamer Redpill em Redes Sociais: Interseccionalidade, Violência Política e Marcadores Sociais da Diferença
Autor(a): Luis Fernando de Castro Vascon; Felipe Ramos Garcia e Felipe Casteletti Ramiro
Resumo: Esta pesquisa investigou as intersecções discursivas entre comunidades gamers e movimentos da manosfera (Redpill, Incel, MGTOW) em redes sociais, analisando quatro páginas do Facebook e Instagram durante seis meses através de metodologia de análise de conteúdo baseada em Foucault. O estudo examinou marcadores sociais da diferença (raça/etnia, gênero, classe e sexualidade) para compreender mecanismos de produção e reprodução de narrativas de exclusão e violência política. Os resultados evidenciaram que, embora as páginas investigadas não se autoidentifiquem explicitamente como pertencentes à manosfera, reproduzem sistematicamente discursos convergentes, particularmente relacionados a questões de gênero e sexualidade. As análises revelaram estratégias comunicacionais que deslegitimam grupos vulneráveis através da crítica à “cultura woke”, patologização da diversidade de gênero, objetificação feminina mediada pelo humor e construção de narrativas de vitimização masculina.
Palavras-chave: Gamer, Jogos, Redpill, Manosfera, Discurso.
Evento: 22º Congresso Brasileiro de Sociologia
Ano: 2025
Link da publicação: Download
Como citar:
VASCON, Luis Fernando de Castro; GARCIA, Felipe Ramos; RAMIRO, Felipe. Comunidade Gamer Redpill em Redes Sociais: Interseccionalidade, Violência Política e Marcadores Sociais da Diferença. In: 22º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2025, São Paulo. Anais do 22º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2025.
Copiar Citação ABNT